top of page

Avaliação  e Intervenção Psicopedagógica.

 

 

O que é e para que serve?
É um trabalho realizado por psicopedagogos, atuando diretamente sobre o processo de aprendizagem da criança/adolescente, auxiliando‐os em suas dificuldades. O profissional tem como objetivo ajudar a criança/adolescente a superar os déficits de aprendizagem, bem como aprimorar habilidades.

Quem pode procurar este serviço?
Todo aquele que esteja apresentando dificuldades na escola ou em outros contextos que exijam habilidades específicas como leitura‐escrita, aritmética, atenção e concentração; como também aqueles que já realizaram o diagnóstico psicoeducacional e foram encaminhados para atendimento psicoeducacional.Qualquer criança/adolescente que apresentar problemas de aprendizagem pode ser encaminhada para avaliação. O encaminhamento pode ser feito por professores, médicos ou outra pessoa que conheça a criança e perceba suas dificuldades.

Como acontece a intervenção?
A intervenção é planejada de acordo com as dificuldades verificadas na avaliação psicoeducacional. O profissional irá programar atividades, muitas vezes utilizando recursos como atividades, jogos e brincadeiras, para trabalhar os aspectos deficitários apresentados pela criança/adolescente.

Quanto tempo leva a intervenção?
Depende do grau de dificuldade, bem como do empenho da criança/adolescente durante a intervenção. Além disso, o comprometimento da família no processo pode contribuir para o progresso da criança/adolescente.

Sobre o funcionamento da intervenção:
A criança/adolescente se encontrará com o profissional em horários previamente agendados.
As sessões ocorrem de uma a duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada.
A primeira sessão de avaliação é feita com os pais ou responsáveis. Nesta,
o psicólogo ou psicopedagogo buscará entender o motivo da procura pela avaliação e conhecer a criança, seu desenvolvimento e seu contexto por meio do relato de seus cuidadores, questionários e/ou outros instrumentos.
Com a criança, o profissional utilizará testes que possam medir as áreas de aprendizagem. Também podem ser utilizados jogos, brincadeiras ou outras atividades que o auxiliem no processo de avaliação. É possível que seja necessário entrar em contato com a escola para compreender melhor as dificuldades da criança em sala de aula. As sessões ocorrem de uma a duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada.
É um procedimento realizado por psicólogo, devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP), ou por psicopedagogo, ambos pautados em testes psicológicos (apenas psicólogos) e/ou psicopedagógicos, questionários, recursos informais e dados de observação. Com a avaliação pode-­se identificar quais são as dificuldades de aprendizagem, intensidade que ocorrem, possíveis interferências que as produzem e, por fim, como trabalhá‐las.

Terminada a avaliação com a criança, a terapeuta chamará novamente o responsável para discutir o que observou e qual direcionamento será tomado. Na devolutiva serão feitos os devidos encaminhamentos e a sugestão de intervenção.

 

Consulta de Dificuldades da Aprendizagem
 

As Dificuldades de Aprendizagem constituem uma entidade nosológica que na Europa apresenta uma taxa de incidência entre os 12 e os 15% na população estudantil. É comum o Transtorno de Déficit de Atenção (T.D.A.), acompanhar este quadro ou mesmo na sua forma mais marcada, o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (T.D.A.H).

Estas dificuldades refletem problemas em que se podem detectar precocemente alguns sinais por volta do fim do primeiro ano de vida. De etiologia maioritariamente genética, é também influenciada pelo contexto em que ocorre o desenvolvimento da criança, social, cultural.

Estas dificuldades podem surgir ao nível da leitura, escrita, linguagem verbal, cálculo, coordenação motora e ainda linguagem não verbal. São também os problemas de comportamento uma característica destas crianças, sendo habitualmente desafiadores, difíceis em aceitar ordens, impulsivos, humor oscilante, etc.

São estas as razões que estão na génese do comportamento típico adotado por estas crianças, adolescentes e adultos e que invariavelmente os afasta por desajustamento na vida de relação.

Assim, a intervençaõ psicopedagógica visa melhorar as capacidades de aprendizagem, com um programa de reeducação ajustado a cada caso mas também e principalmente, a “modelagem” comportamental necessária a estes indivíduos e seus pais, ou cônjuges conforme o caso.

Rua 06, esq. c/ Av. República do Líbano, Nº 370, Ed. Empire Center, Sl. 39, St. Oeste, Goiânia - GO

CEP:74115-070

Ligue:

62-982714919

 

  • w-facebook

© 2014 com Thaís Nascimento Psicóloga . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page