top of page

Psicoterapia Individual - Criança, adolescente, adulto e idoso.

 

A psicoterapia é um método de tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico.Começa por estabelecer-se um clima de confiança e segurança, que permita ao paciente expôr as suas dificuldades de um modo franco e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida.Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapêuta formula intervenções (interpretações, reformulações, confronto, etc.), que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado ou do presente da vida do paciente.Deste modo, a psicoterapia promove alterações do comportamento e aumento do auto-conhecimento, leva a uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior.

 

O objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo. Quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto um facilitador pode poupar tempo e energia. O psicoterapêuta não deve dar conselhos ao paciente acerca das suas opções, mas sim ajudá-lo a ser capaz de efectuar as suas próprias escolhas e tomar decisões de vida, promovendo-se, deste modo, a sua autonomia e liberdade.
 

O paciente deverá estabelecer uma relação colaborante com o terapeuta e é importante que esteja motivado para efectuar mudanças.É natural que, no decurso do tratamento, possam surgir sentimentos negativos relativamente ao psicoterapêuta, por exemplo, em resultado de um processo de desidealização do paciente, caso as expectativas iniciais fossem muito elevadas ou resultado de vivências dolorosas da própria psicoterapia que são deslocadas para o psicoterapêuta.Esses sentimentos devem ser abordados pelo paciente com o psicoterapêuta, de modo a que a sua origem possa ser compreendida e, deste modo, possam ser ultrapassados sem comprometer a continuidade do tratamento.
 

A psicoterapia está indicada em situações clínicas psicopatológicas diversificadas, nomeadamente, perturbações do humor e da ansiedade e perturbações de personalidade e do comportamento.Também pode ser aplicada a uma diversidade de situações clínicas em que se verifique sofrimento emocional e dificuldades de adaptação à vida, nomeadamente, crises desenvolvimentais, luto e divórcio.
A psicoterapia constitui uma experiência enriquecedora, que promove o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional, pelo que também pode ser útil a quem pretenda aumentar o auto-conhecimento e reflectir acerca de si próprio, das suas emoções e relacionamentos.


Adulto

A terapia tem como objetivo além de elucidar a história do paciente, identificar e corrigir padrões de pensamento conscientes e inconscientes. As queixas e sintomas do paciente permitem a identificação de crenças nucleares a respeito de si mesmo e dos outros, que geram pensamentos automáticos e estratégias compensatórias.

O que é psicoterapia?

É um serviço da área da saúde prestado por psicólogo devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

O que acontece na terapia? 

Inicialmente, você e seu psicólogo irão se conhecer. Ele perguntará coisas sobre você (o que o levou a buscar terapia, lembranças da sua história, sentimentos, pensamentos, atitudes) e você também pode perguntar o que achar necessário no atendimento.

Você pode falar tudo o que desejar ao seu psicólogo, pois é garantido o sigilo de seus dados, e quanto mais seu psicólogo te conhecer,  mais estará apto a te ajudar nesta jornada. No entanto, você não é obrigado a contar coisas que não queira. Estar preparado para falar sobre assuntos difíceis também faz parte do processo terapêutico e fica mais fácil a medida em que você conhece e confia no seu terapeuta.

Durante o processo terapêutico, terapeuta e cliente buscarão identificar os comportamentos que trazem problemas, entendê-los e encontrar formas mais satisfatórias de lidar com as demandas diárias da vida, de maneira a maximizar os ganhos e minimizar os prejuízos para si e para outros. Em última análise, a terapia busca aumentar a qualidade de vida das pessoas.

Por quanto tempo precisarei fazer terapia?

Isso varia muito. Quanto mais você se envolver no processo (evitando faltas, pensando na sessão, buscando mudanças), mais rápido o processo acontece.

E se eu não quiser interromper a terapia?

Você poderá ver seu terapeuta sempre que quiser ou precisar, mesmo que já tenha recebido alta. Porém, perceberá que com o tempo você reconhecerá com mais facilidade e autonomia qual a situação problema e se sentirá mais apto para fazer o necessário.

Sobre o funcionamento da terapia:

Você se encontrará com seu psicólogo (terapeuta) em horários previamente agendados com a secretária. Frequentemente as sessões ocorrem 1  vez por semana e caso haja a necessidade e/ou desejo de aumentar a frequência das sessões, isto pode ser feito. A duração de cada sessão é de 50 minutos.

 

Infancia e Adolescência

A infância e adolescência são períodos de muitas transformações. O indivíduo constantemente se vê esbarrando com novas situações de vida, tendo que se adaptar a elas. As descobertas acontecem tanto em relação as situações de vida que se apresentam como também em relação as transformações do próprio corpo, que vai vivendo modificações em diversos níveis: morfológico, hormonal, mental, etc.

Na natureza todas as estruturas em seu início de formação apresentam uma maior fragilidade, o que também é verdadeiro em relação ao ser humano. Dessa forma não há porque se estranhar a freqüente necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom andamento do desenvolvimento humano.

Obs: Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são a expressão de distúrbios ligados a estrutura familiar ou parental, nesses casos (a maior parte dos casos) se faz necessário o acompanhamento simultâneo da família.

Psicoterapia Infantil ou Ludoterapia é o processo que identifica os problemas que interferem no desenvolvimento saudável da criança, ajudando-a a lidar com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de forma adequada. O trabalho com a criança é realizado por meio de jogos, brincadeiras e histórias, pois a linguagem lúdica é a maneira pela qual a comunicação infantil acontece. As crianças representam o que acontece em seu ambiente familiar, social, afetivo e como interage com ele. Desta forma, criança e psicólogo descobrem, organizam e tratam os conflitos que perturbam o seu desenvolvimento saudável. Com as crianças, a terapia cognitiva tem o objetivo de quebrar pensamentos disfuncionais, reparar o seu comportamento frente a realidade.

O que é e para que serve a Psicoterapia para crianças ou adolescentes?

É um serviço dirigido à criança/adolescente e realizado por um psicólogo devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Tem como objetivo ajudar a criança, o adolescente e seus pais a identificarem quais são os problemas, o que os têm produzido e como mudar comportamentos para que os envolvidos no processo melhore suas relações com as pessoas e com o mundo que a cerca.

O que acontece na terapia infantil?

O trabalho com a criança/adolescente é feito por meio de recursos como jogos, brincadeiras, livros, desenhos, que tornam a terapia mais interessante e a linguagem mais acessível. A primeira sessão é realizada com os pais ou cuidadores e é destinada a conhecer a criança e quais suas dificuldades. Para isso, o psicólogo (a) fará perguntas que possam ajudá-lo nessa tarefa de conhecer a criança e sua família. Podem ser utilizados questionários para serem preenchidos na sessão ou em casa. Depois deste processo, que pode ocorrer em até duas sessões, é hora de conhecer a criança: o terapeuta vai ajudá-la a entender o que é terapia e o que está fazendo lá. Após algumas sessões com a criança, o terapeuta irá chamar novamente o responsável para discutir o que observou e qual direcionamento deve ser tomado.

Quanto tempo vai durar a terapia?

Isso varia muito, mas quanto mais a criança e os pais se envolverem no processo (evitando faltas, buscando realizar as mudanças sugeridas) mais rápido o processo terapêutico acontecerá.

Sobre o funcionamento da terapia:

A  criança se encontrará com o psicólogo em horários previamente agendados. Geralmente as sessões ocorrem uma vez por semana. Caso haja a necessidade e/ou desejo, é possível aumentar a frequência das mesmas. A duração é de 50 minutos .

Os valores e formas de pagamento devem ser negociados diretamente com o profissional, que fará o controle de presença e do pagamento das sessões.

Faltas sem aviso prévio (aviso de no mínimo 4 horas de antecedência) serão cobradas integralmente.

A hora da sessão começa a contar a partir do horário combinado. Atrasos reduzem seu tempo de sessão. São cobradas as sessões realizadas na clínica, inclusive sessões de devolutivas ou com outras pessoas do convívio da criança; visitas escolares ou domiciliares, quando estas forem necessárias. Sessões fora da clínica ou contato com familiares serão realizados apenas com permissão da criança e seu responsável e, será previamente agendado.

A criança também está protegida pelo sigilo e, será discutido com os pais apenas o que for permitido por ela. Diante da necessidade dos pais de conversarem com o terapeuta, um horário deverá ser agendado.

 

 

Idosos

“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é  a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. B.F.Skinner

Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, sem dúvida, acontecem e merecem atenção e consideração. Por isso é muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista a psicologia do idoso.

Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e possível de ser bem vivida é uma tarefa de todos nós. Visando um bem-estar físico, social e psicológico, algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas encontra-se a psicoterapia, seja ela individual ou em grupo.

Utiliza-se da fala livre e espontânea, bem como de técnicas e treinos, como por exemplo, o de habilidades sociais, por vezes muito interessante para uma melhor interação do idoso nos mais diferentes contextos cotidianos.

O processo psicoterapêutico pode auxiliar também o idoso a entender melhor sobre sua condição de saúde, o uso de medicamentos e tratamentos médicos, que por vezes esteja se submetendo, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados por problemas como depressão e ansiedade, por exemplo, comuns nessa faixa etária.

A psicoterapia com o idoso visa também beneficiar os cuidadores e a família, uma vez que ao se cuidar, ao se dar o devido valor, ao saber se posicionar melhor frente às adversidades da vida, a pessoa saberá também lidar de maneira mais adequada e adaptada com todos os que com ela convivem.

As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo padrão e modelo das demais – são encontros semanais sempre visando uma melhora de qualidade de vida do cliente, adaptando-os às necessidades e anseios de quem busca mais do que auxílio – uma nova maneira se ver e se posicionar no mundo, com mais alegria, otimismo e bem-estar.

 

Informações importantes

O aconselhamento para as diversas modalidades psicoterapêuticas não contempla regras gerais rígidas. Para cada caso deve ser feita uma avaliação personalizada que pode implicar consulta com diferentes especialistas (psiquiatra, psicólogo, ou outro) que avalia aspectos da personalidade do paciente (funcionamento relacional, carácter, temperamento, limites do eu ação. Pode ser complementado com acompanhamento farmacológico psiquiátrico.

Existe um conjunto de regras que fazem parte deste tratamento e que são importantes conhecer.

Confidencialidade mútua (terapeuta e cliente)

Os valores e formas de pagamento devem ser negociados diretamente com a profissional, que fará o controle de presença e do pagamento das sessões.

Faltas sem aviso prévio (aviso de no mínimo 12 horas de antecedência) serão cobradas integralmente.

O tempo da sessão(50 min) começa a contar a partir do horário combinado. Atrasos reduzem seu tempo de sessão. São cobradas as sessões realizadas na clínica, inclusive sessões de devolutivas ou com outras pessoas do convívio da criança; visitas escolares ou domiciliares, quando estas forem necessárias. Sessões fora da clínica ou contato com familiares serão realizados apenas com permissão da criança e seu responsável e, será previamente agendado.

A criança também está protegida pelo sigilo e, será discutido com os pais apenas o que for permitido por ela. Diante da necessidade dos pais de conversarem com o terapeuta, um horário deverá ser agendado.

Rua 06, esq. c/ Av. República do Líbano, Nº 370, Ed. Empire Center, Sl. 39, St. Oeste, Goiânia - GO

CEP:74115-070

Ligue:

62-982714919

 

  • w-facebook

© 2014 com Thaís Nascimento Psicóloga . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page