top of page

Reabilitação Neuropsicológica.

 

São programas de intervenção dirigidos a indivíduos que desejam melhorar o seu potencial de aprendizagem e o seu desempenho. As razões que podem levar uma pessoa a não apresentar um desempenho adequado na escola, no trabalho, na solução de problemas do cotidiano em geral, podem ser inúmeras: rigidez na forma de pensar, falta ou deficiência da necessidade de precisão, incapacidade para identificar o problema, dificuldade em diferenciar as informações relevantes das irrelevantes, impulsividade, dificuldade na articulação e comunicação de respostas, vocabulário pobre, falta de planejamento, comportamento por ensaio e erro, entre outras.

Independentemente do seu nível de funcionamento cognitivo (aquele responsável pelo processo de coleta, elaboração e comunicação de informações), todo indivíduo pode apresentar mudanças significativas e duradouras na sua forma de aprender, desde que submetido a um processo contínuo e sistemático de exposição a estímulos mediados por um profissional preparado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, reabilitar um paciente significa recuperá-lo ao seu nível máximo de adaptação física, psicológica e social, reduzindo o impacto de uma incapacidade ou deficiência, e promovendo maior integração social do indivíduo.
O que é reabilitação neuropsicológica?

A reabilitação neuropsicológica é um processo que busca capacitar pacientes com prejuízos cognitivos, oferecendo-lhes um maior ajustamento biopsicossocial, proporcionando, ao maior nível possível, sua capacidade de autonomia e independência dos demais. Esse processo também implica em orientar os familiares e/ou cuidador para que esses tenham maior habilidade em lidar com as conseqüências físicas e psicólogas causados por lesão, doença, ou pelas conseqüências decorrentes do abuso de drogas, etc.
Quem precisa fazer reabilitação neuropsicológica?

A reabilitação neuropsicológica é necessária sempre que um indivíduo apresenta déficits no funcionamento de alguma função cognitiva (atenção, memória, linguagem, percepção, funções executivas). A partir da queixa do paciente, uma avaliação neuropsicológica é fundamental para detectar tanto o nível do prejuízo cognitivo do paciente, como suas habilidades preservadas; essas últimas serão o suporte principal para sua reabilitação. É a partir das informações obtidas em uma avaliação neuropsicológica bem feita que o delineamento de um programa de reabilitação torna-se possível.
Como é feita a reabilitação neuropsicológica?

Após uma detalhada avaliação neuropsicológica, o neuropsicólogo definirá os objetivos do tratamento e suas estratégias. O processo de reabilitação neuropsicológica deve contemplar a interação entre a personalidade, o estilo de vida e a cognição do paciente. Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções. Exercícios específicos, determinados pelo profissional a partir das habilidades do paciente, leva à plasticidade neuronal, ou seja, a capacidade do cérebro de compensar prejuízos cognitivos ou motores através de células nervosas saudáveis. Por sua vez, esse caráter compensatório da plasticidade neuronal favorece a reabilitação neuropsicológica, pois o paciente aprende a compensar seus déficits a partir de suas habilidades preservadas, e assim aumenta sua capacidade de autonomia e recuperação. A reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.
Esse processo garante a total recuperação do paciente?

O sucesso da reabilitação neuropsicológica, como todo processo terapêutico, depende da adesão do paciente ao mesmo, através da compreensão do potencial de sua terapia, de sua motivação para o tratamento e de seus familiares. A reabilitação neuropsicológica proporciona a recuperação dentro do nível máximo de potencial que o paciente apresenta. Por exemplo, se houve uma lesão que acarretou prejuízos de memória para o paciente, o objetivo da reabilitação é fazer com que o mesmo consiga recuperar essa capacidade no nível máximo de seu potencial, mesmo que esse não seja igual ao anterior à lesão. Outra abordagem importante na reabilitação neuropsicológica é promover no paciente uma maior capacidade de optar por comportamentos mais vantajosos, no sentido de compensar seus prejuízos e aumentar sua autonomia. Isso ocorre devido à maior percepção dos efeitos diretos e indiretos decorrentes de seus déficits em sua vida e na interação com as pessoas.

Qual profissional deve ser procurado?

A neuropsicologia é uma área de conhecimento multidisciplinar. O Conselho Federal de Psicologia foi o primeiro a regulamentar a neuropsicologia como uma das especialidades do psicólogo, porém nada impede que outros profissionais atuem nessa função, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos. A busca por um determinado profissional vai depender do tipo de função comprometida, por exemplo, prejuízos na memória, o psicólogo deverá ser consultado; problemas com a linguagem, o fonoaudiólogo; ou alterações motoras, o fisioterapeuta é o mais indicado para reabilitar esse paciente. No entanto, o psicólogo está apto a realizar a avaliação neuropsicológica de todas as funções – cognitivas e motoras – e assim encaminhar o paciente para o profissional mais adequado.

 

Psicomotricidade

 

A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que incide sobre relação entre a motricidade e a vida emocional. Esta terapia pretende ajudar a criança a aumentar a consciência do seu corpo, procurando entender as interações entre a sua motricidade (variação do tónus, posturas e movimento) e o seu psiquismo (emoções, compreensão, imaginação e intenção).

O psicomotricista tem o papel de compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo, analisando o significado simbólico da ação.

Indicações
· Dispraxia (descoordenação, dificuldades no planeamento gestual)
· Perturbações do esquema corporal, imagem corporal, lateralização e estruturação espácio-temporal
· Desarmonias tónico-emocionais
· Instabilidade postural
· Dificuldades de comunicação e de contacto
· Inibição excessiva, hiperatividade e agressividade
· Promoção da Auto-estima
· Perturbações Regulatórias
· Tiques, gaguez, mutismo seletivo
· Dislexia, disortografia e discalculia (dificuldades na leitura, na escrita, e na matemática, alterações grafomotoras)
· Perturbações do desenvolvimento
· Défices da atenção, memória, organização percetiva e simbólica
· Promoção do Desenvolvimento psicomotor

 

Rua 06, esq. c/ Av. República do Líbano, Nº 370, Ed. Empire Center, Sl. 39, St. Oeste, Goiânia - GO

CEP:74115-070

Ligue:

62-982714919

 

  • w-facebook

© 2014 com Thaís Nascimento Psicóloga . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page