10 dúvidas sobre a escolha profissional.
- psicologathais
- 12 de mar. de 2015
- 5 min de leitura

Existem hoje, no Brasil, 2.619 profissões registradas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ao ver este número já é possível se ter uma ideia da dificuldade que é para os adolescentes decidirem quais profissões seguirem e quais caminhos tomarem em relação à carreira profissional.
Muitos adolescentes já possuem uma predileção desde pequenos, outros ficam em dúvida entre uma ou outra profissão, já alguns não fazem a mínima ideia do que querem fazer.
Diversos são os fatores que devemos levar em consideração para esse escolha, bem como diversas dúvidas surgem, dentre elas:
1 – Escolho o curso que quero ou o menos concorrido para ganhar tempo? Na adolescencia temos tendência a desistir do que é difícil para garantir o que é mais fácil. A melhor forma para tomar essa decisão é se perguntando se adinataria prestar enfermagem porque a concorrência é menor se o que você realmente quer é fazer Medicina? Você se sentirá mais realizado ou mais frustrado daqui alguns anos? Reflita se vale a pena preparar-se por mais tempo com a ajuda de um cursinho preparatório ou desistir da faculdade antes mesmo de tentar.
2 - O que devo fazer para decidir qual faculdade cursar? Primeiramente é necessário ter autoconhecimento e pesquisa para fazer sua escolha. Você deve pensar que, a princípio, é esta profissão que vai lhe sustentar para o resto da vida (claro que você poderá mudar o rumo de sua vida profissional ao longo do tempo). PRecisa-se acreditar no futuro, onde os seus interesses e as atividades desta profissão devem ser invertigados se lhe proporcionarão satisfação e se enquadram no seu estilo de vida. Inicialmente ao escolher a instituição você deve se certificar de que o curso é autorizado pelo Ministério da Educação, consultando o site do MEC. Depois disso verifique a qualidade do ensino desta faculdade, que é aferida pela nota do Enade. Caso opte por uma universidade particular, intere-se sobre o preço das mensalidades e a possibilidade de fazer um financiamento estudantil ou de conseguir uma bolsa de estudos. Leve em consideração a localização da instituição já que é preciso calcular o tempo que se gastará para chegar e quais serão os custos com gasolina e transporte público ou mesmo moradia. 3 - Não sei se opto pela profissão que mais me identifico ou por aquela outra que trará maior retorno financeiro? Busque autoconhecimento e certifique-se qual o padrão de vida que você deseja levar na sua vida adulta: Simples ou luxuosa? Se o aspecto financeiro é importante para você, considere um maior peso nele. Entretanto, vale ressaltar que a escolha por um curso não deve ser feita por modismo ou a atual situação no mercado de trabalho, pois este está em constante mudança e aquela carreira que você gostava, e que decidiu abandonar, pode ser uma boa opção para daqui a alguns anos. 4 - Como me decidir se me interesso por diversas áreas do conhecimento? Atualmente os adolescentes vem desenvolvendo multiplas inteligencias o que garante um interesse por várias e distintas áreas. É indicado nesse caso que busque conhecer o dia a dia do profissional. Questione-se se atividades que ele exerce em seu cotidiano se encaixam em seu estilo de vida e se isto lhe faria feliz e realizado como profissional, pesando assim os prós e os contras. 5 – Como posso escolher se nenhuma área me atrai? Na maioria das vezes confundimos o não interesse por nenhuma área do conhecimento com a não capacidade de identificação do que mais gosta. Logo o seu maior trabalho é buscar autoconhecimento. A orientação profissional, bem como, a realização de testes psicológicos podem te ajudar a direcionar seus pensamentos.
6 – Vale a pena se eu quiser fazer dois cursos ao mesmo tempo? Caso os dois cursos de interesse se complementarem vale a pena. Por exemplo: Administração e Hotelaria ou Psicologia e Filosofia. Possuir duas graduações é um diferencial no currículo que pode abrir portas no mercado de trabalho. MAs também pode fechá-las já que um empregador pode ver dois cursos muito diferentes como um ponto negativo pois indica dificuldade para tomada de decisões. Lembre-se que ao se dedicar a duas faculdades você terá o dobro do trabalho e metade do tempo, o que pode prejudicar o aproveitamento dos cursos, além de ocupar-se em período integral dificultar a para a realização de um estágio, que é bastante valorizado pelo mercado de trabalho. Uma opção é fazer um curso que permita que você se especialize em outra área. 7 – O que devo fazer se meus pais acreditam que eu deva seguir uma carreira quando na verdade quero outra completamente diferente? Até aparenta cômodo seguir a tradição da família escolhendo a mesma profissão dos pais e trabalhar em seu escritório/consultório/empresa, mas se você for infeliz, nada disso terá valor. Inicialmente escute com atenção os argumentos de seus pais. Caso mesmo depois de ouvir o que eles têm pra dizer você continuar acreditando que o seu caminho é outro, faça prevalecer a sua vontade pois o único que carregará o peso da insatisfação será você.
8 – Como posso ter certeza de que fiz a escolha certa?
Não existe uma decisão 100% certa, masi sim a mais adequada para o momento. Errar é natural e nenhuma escolha é definitiva. Optar por uma profissão agora não significa que ela vá fazer parte da sua realidade para o resto de sua vida. Pessoas mudam de opinião e você também pode entrar nessa estatística. O importante é descobrir por que você acha que tomou ou não a decisão certa. Isso não quer dizer que a sua escolha deva ser feita como um tiro no escuro. Quanto mais você se conhecer e conhecer a profissão e as atividades que envolvem essa carreira, mais chances você tem de escolher um bom caminho. Caso erre e não se identifica com a profissão escolhida, o ideal é desistir e tentar encontrar outro curso que te deixe realizado.
9 - Como escolher a carreira e ter certeza que irá me trazer retorno no futuro?
O importante é saber qual retorno você procura: financeiro, reconhecimento, fama,etc. A única certeza que se tem é fazer a escolha que te faz feliz e que na maioria das vezes está associada ao prazer de se fazer o que gosta. Este é o maior incentivo para continuar se aperfeiçoando, se atualizando e estudando. O profissional que consegue enxergar novas oportunidades e se destacar dentre os outrosque possui maior chance de reconhecimento e retorno financeiro e para isso é preciso ficar atento às chances de estágio e emprego.
10 – O que devo fazer se acredito que não tenho habilidade para o curso que escolhi?
As habilidades são desenvolvidas ao longo do curso e ao longo da vida. Procure se avaliar para ver possibilidades de adiquiri-las ou realmente ter autoconhecimento e conhecimento da profissão para saber se essas habilidade específicas que não possue realmente são necessárias para a realização do seu trabalho diário como profissional e antes mesmo de desistir do curso que sempre sonhou em fazer.
Para ter mais conhecimento das profissóes de interesse acesse o guia do estudante com informações de todos os cursos existentes:
http://guiadoestudante.abril.com.br/home/
Comentarios